ufrpe.br Emails UFAPE | Departamento de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
 

Emails UFAPE

 

1- O que é o Gsuite?
2- Breve descrição das ferramentas
3- Como acessar o Gsuite?
4- Primeiro acesso para usuários do domínio @ufrpe.br
5- Como alterar a senha?
6- Como realizar a migração do e-mail antigo?
7- Como criar redirecionamento do e-mail antigo?
8- Como devo proceder em caso de problema?
9- Posso usar este serviço para sempre?
10- Que cuidados devo ter com minha conta?
11 - Posso escolher meu email?

 

 

  

O que é o G Suite?

G Suite é o nome dado ao pacote de aplicativos e serviços online criado pelo Google para empresas. Anteriormente conhecido como Google Apps, a suíte de aplicativos tem como foco a produtividade de empresas e equipes. Os usuários podem utilizar as tecnologias do Google em serviços que permitem customização, como a inclusão de domínio.

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2- Breve descrição das ferramentas

E-mail profissional – Gmail para empresas

O e-mail profissional do G Suite foi criado sobre a plataforma do conhecido Gmail, serviço de e-mail gratuito do Google. Por isso, o usuário que já utiliza o Gmail não enfrentará qualquer dificuldade na utilização da plataforma profissional.

Apesar de compartilharem a mesma plataforma, existem algumas diferenças significativas entre o e-mail profissional do G Suite e o Gmail. Uma das principais diferenças é a ausência de anúncios. O Gmail, por ser um serviço gratuito, exibe anúncios, o que não ocorre no G Suite. Podemos destacar ainda o uso de um domínio personalizado para as contas de e-mail das empresas, como por exemplo maria@ufape.edu.br ou contato@ufape.edu.br, o que não é possível no Gmail.

Google Drive

Armazenamento e compartilhamento de arquivos.

Agenda – pessoal e compartilhada

Hangouts – chat e videoconferência

Google Sites – criador de sites

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3- Como acessar o Gsuite?

http://email.ufape.edu.br

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4- Primeiro acesso para usuário do domínio @ufrpe.br

4.1. No atual e-mail @ufrpe.br você receberá uma mensagem do rementente suporte.sti@ufape.edu.br
Click no link Acessar o novo E-mail

 

4.2. Após clicar no link Acessar o novo E-mail abrirá a página de login no novo e-mail.

Digite o seu novo endereço de e-mail conforme informado no e-mail recebido.
Em seguida, clique em próximo.

4.3. No campo senha, insira a senha do novo e-mail conforme enviado no e-mail recebido.

4.4. Para ter a certeza que o campo senha está corretamente preenchido, você pode clicar no ícone ao lado, representado por um olho.

4.5. Após verificar se a senha inserida no campo senha está completamente idêntica a senha recebida, clique no botão Próxima. 

 

4.6. Clique no botão Aceitar.

 

4.7. Após o primeiro acesso, é obrigatório a alteração da senha. Nesse momento, insira sua nova senha, duas vezes, para confirmar que está correta.

 

4.8. Após inserir a nova senha, clique em Alterar senha.

4.9. Caso receba a mensagem solicitando inserir novamente uma nova senha. Tente criar uma senha mais segura, com caracteres especiais. Evite usar nome simples e sequências númericas.

 

4.10. Após alterar a senha, será exibido o dashboard do GSuíte com a Logo da UFAPE.
Agora, você já está com acesso a sua nova conta GSuíte da UFAPE.

 

 

 

 

 

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5- Como alterar a senha?

Em caso de esquecimento de senha contatar o NTI da UFAPE através do formulário para abertura de chamado ou pelo e-mail: suportenti.uag@ufrpe.br

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6- Como realizar a migração do e-mail antigo?

Você pode importar os contatos e e-mails da caixa de entrada do seu antigo e-mail (xxxxxx@ufrpe.br) logando no seu novo e-mail xxxxxxxxxxx@ufape.edu.br da seguinte forma:

6.1 →  Clicar nas configurações, conforme imagem 1

 

 

6.2 → Clicar em contas e importações, conforme imagem 2.

 

 

6.3 → Clicar em importar mensagens e contatos, conforme imagem 3.

 

 

6.4 →  Digitar seu antigo e-mail da ufrpe e continuar, conforme imagem 4.

 

6.5 → Insira a senha do antigo e-mail da ufrpe e continue, conforme imagem 5.

 

6.6 → Selecionar as opções e iniciar a importação, conforme imagem 6.

 

6.7 → Mensagens sendo importadas, clique em OK, conforme imagem 7.

 

 

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7- Como criar redirecionamento do e-mail antigo?

Também é possível criar um redirecionamento dos e-mails que chegam na sua antiga conta (xxxxx@ufrpe.br ) para o novo (xxxxxx@ufape.edu.br) para isso basta seguir os seguintes passos: 

7.1 → Acesse o seu antigo e-mail do Zimbra através do endereço: https://email.ufrpe.br digite seu nome de usuário e senha:

7.2 → Uma vez logado no e-mail clicar em preferências, conforme a figura abaixo:

 

7.3→  depois que clicar em preferência você clicará no painel esquerdo na opção e-mail conforme figura abaixo:

 

 

7.4 → Role a página de configurações até a opção: Recebendo Mensagens em seguida marque a opção: “enviar uma mensagem de notificação para” preencha com seu novo e-mail para o qual você quer que as mensagens sejam direcionadas.

7.5 → Depois clicar no botão salvar

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8- Como devo proceder em caso de problema?

Entrar em contato com a equipe do NTI da UFAPE através do formulário para abertura de chamado ou pelo e-mail: suporte.dti@ufape.edu.br

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9- Posso usar este serviço para sempre?

Não. Como não há contrapartida financeira por parte da UFAPE, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFAPE também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do usuário pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.

Além dos riscos de descontinuidade pelos motivos supracitados, o endereço criado por esse serviço será necessariamente encerrado em até seis meses após o encerramento do vínculo do discente ou servidor. Não há garantias de que não possa ser deletado imediatamente após a finalização dessa ligação.

 

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10- Que cuidados devo ter com minha conta?

A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o usuário será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.
Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:

  • Não compartilhe sua credencial;
  • Não reutilize senhas (atuais ou antigas);
  • Não use senhas que possam ser facilmente deduzidas;
  • Não anote a senha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);
  • Não use sua conta em computadores públicos;
  • Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;
  • Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;
  • Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;
  • Sempre bloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;
  • Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.

 

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11- Posso escolher meu e-mail?

Apenas em casos excepcionais.
Leia o Padrão de Formação dos Endereços de Correio Eletrônico (e-mails) da UFAPE para verificar se você se enquadra em algum caso.

 

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