1- O que é o Gsuite?
2- Breve descrição das ferramentas
3- Como acessar o Gsuite?
4- Primeiro acesso para usuários do domínio @ufrpe.br
5- Como alterar a senha?
6- Como realizar a migração do e-mail antigo?
7- Como criar redirecionamento do e-mail antigo?
8- Como devo proceder em caso de problema?
9- Posso usar este serviço para sempre?
10- Que cuidados devo ter com minha conta?
11 - Posso escolher meu email?
O que é o G Suite?
G Suite é o nome dado ao pacote de aplicativos e serviços online criado pelo Google para empresas. Anteriormente conhecido como Google Apps, a suíte de aplicativos tem como foco a produtividade de empresas e equipes. Os usuários podem utilizar as tecnologias do Google em serviços que permitem customização, como a inclusão de domínio.
2- Breve descrição das ferramentas
E-mail profissional – Gmail para empresas
O e-mail profissional do G Suite foi criado sobre a plataforma do conhecido Gmail, serviço de e-mail gratuito do Google. Por isso, o usuário que já utiliza o Gmail não enfrentará qualquer dificuldade na utilização da plataforma profissional.
Apesar de compartilharem a mesma plataforma, existem algumas diferenças significativas entre o e-mail profissional do G Suite e o Gmail. Uma das principais diferenças é a ausência de anúncios. O Gmail, por ser um serviço gratuito, exibe anúncios, o que não ocorre no G Suite. Podemos destacar ainda o uso de um domínio personalizado para as contas de e-mail das empresas, como por exemplo maria@ufape.edu.br ou contato@ufape.edu.br, o que não é possível no Gmail.
Google Drive
Armazenamento e compartilhamento de arquivos.
Agenda – pessoal e compartilhada
Hangouts – chat e videoconferência
Google Sites – criador de sites
3- Como acessar o Gsuite?
4- Primeiro acesso para usuário do domínio @ufrpe.br
4.1. No atual e-mail @ufrpe.br você receberá uma mensagem do rementente suporte.sti@ufape.edu.br
Click no link Acessar o novo E-mail
4.2. Após clicar no link Acessar o novo E-mail abrirá a página de login no novo e-mail.
Digite o seu novo endereço de e-mail conforme informado no e-mail recebido.
Em seguida, clique em próximo.
4.3. No campo senha, insira a senha do novo e-mail conforme enviado no e-mail recebido.
4.4. Para ter a certeza que o campo senha está corretamente preenchido, você pode clicar no ícone ao lado, representado por um olho.
4.5. Após verificar se a senha inserida no campo senha está completamente idêntica a senha recebida, clique no botão Próxima.
4.6. Clique no botão Aceitar.
4.7. Após o primeiro acesso, é obrigatório a alteração da senha. Nesse momento, insira sua nova senha, duas vezes, para confirmar que está correta.
4.8. Após inserir a nova senha, clique em Alterar senha.
4.9. Caso receba a mensagem solicitando inserir novamente uma nova senha. Tente criar uma senha mais segura, com caracteres especiais. Evite usar nome simples e sequências númericas.
4.10. Após alterar a senha, será exibido o dashboard do GSuíte com a Logo da UFAPE.
Agora, você já está com acesso a sua nova conta GSuíte da UFAPE.
Em caso de esquecimento de senha contatar o NTI da UFAPE através do formulário para abertura de chamado ou pelo e-mail: suportenti.uag@ufrpe.br
6- Como realizar a migração do e-mail antigo?
Você pode importar os contatos e e-mails da caixa de entrada do seu antigo e-mail (xxxxxx@ufrpe.br) logando no seu novo e-mail xxxxxxxxxxx@ufape.edu.br da seguinte forma:
6.1 → Clicar nas configurações, conforme imagem 1
6.2 → Clicar em contas e importações, conforme imagem 2.
6.3 → Clicar em importar mensagens e contatos, conforme imagem 3.
6.4 → Digitar seu antigo e-mail da ufrpe e continuar, conforme imagem 4.
6.5 → Insira a senha do antigo e-mail da ufrpe e continue, conforme imagem 5.
6.6 → Selecionar as opções e iniciar a importação, conforme imagem 6.
6.7 → Mensagens sendo importadas, clique em OK, conforme imagem 7.
7- Como criar redirecionamento do e-mail antigo?
Também é possível criar um redirecionamento dos e-mails que chegam na sua antiga conta (xxxxx@ufrpe.br ) para o novo (xxxxxx@ufape.edu.br) para isso basta seguir os seguintes passos:
7.1 → Acesse o seu antigo e-mail do Zimbra através do endereço: https://email.ufrpe.br digite seu nome de usuário e senha:
7.2 → Uma vez logado no e-mail clicar em preferências, conforme a figura abaixo:
7.3→ depois que clicar em preferência você clicará no painel esquerdo na opção e-mail conforme figura abaixo:
7.4 → Role a página de configurações até a opção: Recebendo Mensagens em seguida marque a opção: “enviar uma mensagem de notificação para” preencha com seu novo e-mail para o qual você quer que as mensagens sejam direcionadas.
7.5 → Depois clicar no botão salvar
8- Como devo proceder em caso de problema?
Entrar em contato com a equipe do NTI da UFAPE através do formulário para abertura de chamado ou pelo e-mail: suporte.dti@ufape.edu.br
9- Posso usar este serviço para sempre?
Não. Como não há contrapartida financeira por parte da UFAPE, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFAPE também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do usuário pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.
Além dos riscos de descontinuidade pelos motivos supracitados, o endereço criado por esse serviço será necessariamente encerrado em até seis meses após o encerramento do vínculo do discente ou servidor. Não há garantias de que não possa ser deletado imediatamente após a finalização dessa ligação.
10- Que cuidados devo ter com minha conta?
A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o usuário será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.
Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:
- Não compartilhe sua credencial;
- Não reutilize senhas (atuais ou antigas);
- Não use senhas que possam ser facilmente deduzidas;
- Não anote a senha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);
- Não use sua conta em computadores públicos;
- Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;
- Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;
- Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;
- Sempre bloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;
- Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.
11- Posso escolher meu e-mail?
Apenas em casos excepcionais.
Leia o Padrão de Formação dos Endereços de Correio Eletrônico (e-mails) da UFAPE para verificar se você se enquadra em algum caso.